domingo, 4 de janeiro de 2009

Humanismo
– séc. XV

*Contexto Histórico
O século XV é um período de transição entre a Idade Média e o Renascimento. O Feudalismo foi dando lugar ao Mercantilismo, e o Teocentrismo ao Antropocentrismo. Houve o crescimento da burguesia e a possibilidade de ascensão de classe social. As grandes navegações da época diminuíram o misticismo presente na sociedade. A valorização passou a ser do indivíduo e da ciência, o que permitiu a criação da Imprensa.

*Portugal
Durante essa época, Portugal estava num período pós revolução de Avis. D. Beatriz, herdeira do trono, era casada com o rei de Castela, e deveria assumir o trono de Portugal. Porém, a burguesia, defende que o país não pode ter tantas relações com Castela, e quer colocar o irmão bastardo do rei, João, Mestre de Avis, no trono. Mesmo apoiada pelos nobres, D. Beatriz é derrotada pela burguesia.
Fernão Lopes foi nomeado historiador principal do arquivo nacional de Portugal.

*Fernão Lopes
Escrevia prosa historiográfica.
Seus textos tinham valor histórico: tinham preocupação documental, ou seja, procuravam retratar a realidade o mais fielmente possível; tinham visão regiocêntrica, mas retratavam também a sociedade; e visão imparcial.
Tinha também valores literários: seus textos possuíam elementos da narrativa; clímax; discurso direto; linguagem fluente, oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário